Particularmente eu adoro cappuccino, e ela é uma das bebidas mais populares não só no Brasil mas em todo o mundo, ela tem uma combinação única de café expresso, leite vaporizado e a famosa espuma de leite. Uma bebida incrível, por isso hoje veremos a história do cappuccino!!
Origem e Evolução do Cappuccino
Foi na Itália que o cappuccino teve a sua origem e criação no século XVII. Muitos acreditam que o nome cappuccino se referia a ordem dos capuchinhos, isso se dá por causa da semelhança da cor da bebida com o hábito daqueles monges.
Não à toa, muitos dizem que foi um monte que criou o cappuccino no século XVI ou XVII. O monge italiano Marcos D’ Aviano era um dos muitos que resistiam à invasão islâmica por parte da Europa.
E aconteceu que em uma dessas muitas batalhas o exército italiano impediu a entrada desses invasores, e nessa fuga eles deixaram muitas sacas de café. E como o grão não era muito bem quisto entre os italianos por causa do seu gosto amargo, eles decidiram misturar o café com leite e mel. E foi assim de repente que foi criado o cappuccino.
Ao tomar o capuccino muitos gostam de usar canela até mesmo chocolate, o que é como muitos fazem aqui no Brasil porém em outros países há diferentes adaptações do cappuccino.
Cultura e Tradição
Na Itália, que foi onde surgiu o cappuccino, ele se tornou uma parte importante na cultura do café, e lá muitas vezes os italianos acompanham o capuccino com croissant e biscoito.
Benefícios e Curiosidades
Além do seu sabor delicioso, o cappuccino tem muitos benefícios à saúde, muitos estudos deixam claro que o café pode ajudar no desempenho cognitivo e reduzir o risco de muitas doenças como por exemplo o Alzheimer.
Espero que você tenha gostado deste artigo contando um pouco da incrível história do nosso amado cappuccino. Até mais.
Veja Também: