Conheça a história da produção de café no Brasil
Como o Brasil é um dos maiores exportadores de todo o mundo no que se refere ao café, muitos desconhecem a história rica que está por trás desse grande sucesso.
Essa história se deu no início da primeira metade do século 18, quando essa famosa planta foi trazida para o nosso país por colonizadores europeus.
Mas a princípio as plantações estavam estabelecidas no Estado do Pará, no ano de 1717, mas com o passar do tempo acabou se expandindo para outras regiões como o Rio de Janeiro, Minas Gerais e também o Vale do Paraíba.
O começo da história do café no Brasil
Antes do nosso querido café chegar ao Brasil e ser produzido e comercializado, ele era principalmente feito pelos árabes que dominavam todo o mercado do café.
A chegada da planta ao território brasileiro foi por volta do ano de 1727, Francisco Melo Palheta, Sargento-mor do exército brasileiro, foi quem trouxe as primeiras mudas dessa planta para o Brasil.
E o principal motivo do grande impulsionamento da expansão do café no Brasil foi o maravilhoso clima que se tornou extremamente favorável ao cultivo do nosso cafezinho.
Somado a isso, houve uma grande demanda crescente pelo café em todo o mundo e isso incentivou muitos produtores a expandir cada vez mais as suas áreas de cultivo.
Por consequência o café se tornou uma cultura que não só relevante mas características de toda a economia do Brasil e contribuiu de uma forma estrondosa para o desenvolvimento de todo o país.
A evolução da produção de café no Brasil
A evolução do café evoluiu no Brasil através de diversas transformações. No início como muitos sabem que todas as plantações eram controladas por Barões e proprietários de terra, que exploravam a mão de obra tendo escravos para cultivar as plantações.
Sendo que esse período ficou marcado por este protagonismo da Cultura cafeeira, Isso ocorreu a partir de 1825, e quando se teve o início do chamado ciclo do café.
Este ciclo do café foi um grande período de prosperidade em todo o Brasil, impulsionado pela grande demanda internacional por este produto.
Esta cultura cafeeira foi uma das grandes responsáveis pela criação de muitas cidades e pelo desenvolvimento na infraestrutura do Brasil, construindo ferrovias para facilitar o transporte de todos os grãos até os portos.
Porém no início do século XX a nossa produção de café enfrentou uma grave crise. Pois houve a queda do preço do café no mercado internacional o que levou o governo brasileiro a intervir, tendo que adquirir grande parte do estoque com o objetivo de reduzir a oferta e aumentar o preço do produto.
Por outro lado, apesar dessa crise a produção do nosso café foi reestruturada, voltando assim a ser uma das mais importantes do país.
A aplicação das tecnologias na produção de café
Agora vamos ver como a tecnologia ajudou na produção do café, antigamente haviam técnicas rudimentares de cultivo que levavam a um trabalho braçal e manual.
No entanto, hoje em dia existem inúmeras tecnologias que acabaram contribuindo para a eficácia na produção do café.
Como exemplo hoje nós temos as colhedoras automáticas que são capazes de extrair grãos de café em míseros segundos, por consequência substituiu todo trabalho manual que demandava muito tempo através de várias pessoas.
Além das colhedoras automáticas temos também as máquinas de seleção automática de frutos que conseguem separar os grãos com base em sua cor, levando assim a uma maior qualidade na produção deste café.
A tecnologia se encontra presente também no gerenciamento das plantações. Através da coleta e tratamento de dados, com um gerenciamento remoto, armazenamento em nuvem e outras inúmeras ferramentas que permitem a todos os produtores aumentarem a eficácia de suas plantações.
Não há dúvida que todas essas tecnologias contribuíram para que o Brasil continuasse sendo um dos maiores produtores de café em todo mundo, como também garantiu uma grande qualidade na produção do café.
As projeções para o futuro da produção de café no Brasil
O Brasil é o segundo maior mercado que consome o café, ele é responsável por 32% do volume total de exportação em todo mundo.
A projeção futura que temos é que haverá um grande aumento do consumo de café em todo o mundo, e isso por consequência irá exigir de cada produtor brasileiro um aprimoramento em todas as técnicas de cultivo e também do uso das tecnologias que temos atualmente.
Com o passar dos anos houve um aumento e também uma nova tendência que futuramente irá crescer o seu consumo que são os cafés especiais vendidos em cápsulas.
Este é um setor nesse mercado que está em constante crescimento poderá gerar novas oportunidades para produtores que tiverem a capacidade de se adaptar a este mercado.
Por causa do efeito estufa e da degradação do planeta cada vez mais produtores buscam na produção do café uma forma de sustentabilidade para que através das práticas agrícolas sejam reduzidos o impacto ambiental e social da produção do café
Com todo esse panorama positivo para os próximos anos a produção do café no Brasil tem um futuro muito promissor, desde que cada produtor faça sua parte, se adaptando as tecnologias que vem evoluindo cada vez mais e também investindo em práticas sustentáveis para a preservação do planeta.
Veja Também: