De onde veio o café?
O café teve sua origem na Etiópia, houve uma lenda em que um pastor chamado Kaldi e um belo dia percebeu que suas cabras ficaram muito animadas após comer o fruto de uma certa planta.
Este pastor resolveu comer os frutos e sentiu uma grande energia. Ele ficou tão intrigado que levou aqueles frutos para um monte, porém o monte rejeitou aqueles frutos porque considerou “obras no diabo”.
No entanto, depois de um tempo ele resolveu torrar e moer os grãos e os monges notaram um aroma muito agradável e começaram assim a consumir aquela bebida.
Como foi a chegada à Europa?
O café chegou na Europa com uma grande controvérsia, mas ao mesmo tempo com uma grande curiosidade.
Sendo que a bebida chegou primeiro em Veneza na Itália por volta de 1615, e os locais que vendiam o café propagavam todas as técnicas de torrefação e moagem.
Inicialmente o café era uma especiaria e artigo de luxo, mas com o passar do tempo se tornou extremamente popular entre os europeus.
A bebida acabou despertando o interesse e ao mesmo tempo preocupação entre muitos líderes religiosos e políticos.
Pois muitos consideravam o café uma bebida demoníaca, pois se tratava de propriedades com estimulantes, enquanto outros viam como algo saudável em contraste com as bebidas alcoólicas.
Dito isso o Papa Clemente VIII decidiu experimentar o café e gostou tanto que decidiu batizar essa bebida e torná-la uma bebida oficialmente cristã
Passado o tempo as cafeteiras se espalharam por toda a Europa, tornando-se locais de muito debate político e também um ponto de encontro para se socializar.
Com isso o café tornou-se parte integrante da cultura Europeia, sendo hoje consumida em muitas ocasiões o que levou o café a ter um estatuto de bebida socialmente aceitável.
Assim foi a chegada do café na Europa e ao longo do tempo se tornou uma bebida de apreciação e parte da cultura da Europa.
Origem da palavra: Café
A origem da palavra Café tem sua raiz no árabe, derivada de “qahwa”, que significa “vinho” ou “bebida estimulante”. Sendo que essa bebida ficou conhecida como “Cahue”, valorizada por causa de suas propriedades energéticas e revigorantes.
Este termo foi introduzido na Europa por causa da expansão do comércio do café tanto pelos árabes quanto pelos turcos no século XVI, e acabou se tornando parte do vocabulário ocidental.
E desde este período o café tornou-se uma das bebidas mais populares em todo o mundo, tendo uma grande relevância e influência na cultura de cada cidade.
Como surgiu o costume de consumir o café?
O costume de tomar café surgiu na Etiópia, no século XV, inicialmente o café foi consumido por causa de suas propriedades energéticas, sendo que muitos mastigavam e misturavam o café em banha.
Com o passar do tempo foi descoberto a infusão feita com grãos torrados que também tinham um poder estimulante, e por isso o consumo de café tornou-se um hábito como qualquer outra bebida.
O café acabou se tornando popular na Arábia, e era consumido nas cafeterias chamadas de “qahveh khaneh”.
Sendo que esses locais tornaram-se importantes centros sociais, onde muitos se encontravam para discutir e conversar sobre diversos assuntos.
A popularidade do café também espalhou pela Europa no século XVII, onde foram abertas muitas cafeterias na Inglaterra e França.
Mas quem inventou o café moderno?
O café moderno que temos em mãos hoje com o tempo foi aprimorado, porém a invenção da bebida é sempre atribuída aos árabes.
Os árabes foram os primeiros a cultivar o café entre suas plantações, desenvolvendo métodos de torrefação e também do preparo da bebida.
E claro, eles também são responsáveis por espalhar o café em muitas partes em todo o mundo, incluindo a Europa.
Enquanto o café teve sua origem na Etiópia através de uma história antiga, foi através dos árabes que o café passou a ser cultivado em grande escala e consumido da forma parecida que temos hoje em dia.
Como chegou ao Brasil?
Há muitas curiosidades sobre a chegada do café no Brasil. Sendo que a primeira muda veio em 1727, trazida por Francisco de Melo Palheta. Essa muda foi um presente da esposa do governador francês Claude d’Orvilliers, como forma de agradecimento de um favor que Palheta fez a ela.
Nessa história nos é dito que Palheta e a esposa do Governador tiveram um envolvimento romântico, e esta muda de café foi o presente como símbolo desse amor proibido.
Com esta planta, Palheta iniciou o cultivo do café no Pará. E a partir deste cultivo o café acabou se espalhando pelo país inteiro, porém essa expansão também teve ajuda de João Gilberto Castello Branco, que trouxe muitas outras mudas de coffea arabica e acabou cultivando o café no Rio de Janeiro.
Foi precisamente a partir neste momento que o café se tornou um grande produto econômico do Brasil e contribuiu de forma significante para a economia do país.
A História do Café Brasileiro
A história do nosso café brasileiro se deu no início no século XVIII, quando as primeiras mudas chegaram em nosso território.
Como já dito, Francisco de Melo Palheta foi um Sargento-Mor português que teve um papel fundamental na introdução do café no Brasil, e trouxe muitas mudas que foram contrabandeadas da Guiana Francesa. Tendo inicialmente cultivado essas mudas no Pará.
Podemos destacar na história que o café teve um grande destaque em sua produção no século XIX, onde se tornou o principal produto de exportação e do desenvolvimento da economia do Brasil.
Em 1888 houve abolição da escravatura e com isso muitas mudanças nas relações de trabalho das fazendas de café, tendo a contratação de trabalhadores assalariados e também a contratação de imigrantes
Porém nem tudo são flores e o café brasileiro passou por muitas crises ao longo do tempo, e uma delas foi a crise de 1929 que acabou afetando a exportação e levou à queima de muitos estoques de café com o intuito de controlar o preço no território nacional.
Mas este setor acabou se recuperando e atualmente o Brasil é um dos maiores produtores exportadores de café a todo mundo, tendo uma produção diversificada em uma cadeia de produção altamente estabelecida.
Produção do Café no Brasil
A produção do café no Brasil é intrínseca a toda a economia e também à cultura do nosso país. Desde o século XVIII o café se tornou um dos principais produtos agrícolas que temos em nosso território.
E atualmente o Brasil é o maior produtor e exportador de café no mundo, tendo a incrível parcela de um terço de toda produção global.
Temos como uma das principais regiões de produção do café o sul de Minas Gerais, Bahia, Rondônia e São Paulo. E isso se dá porque o clima destas regiões são propícios e ideais para o cultivo do café.
Não podemos deixar destacar que a produção do café tem inúmeras etapas, que vão desde o plantio e cultivo das mudas até a colheita e o processamento de cada grão.
Normalmente o café é recolhido de forma manual, o que acaba requerendo uma grande quantidade de mão de obra. Depois da colheita os grãos são secados como também beneficiados e somente depois poderão ser vendidos no mercado.
Nós como brasileiros somos privilegiados, pois o nosso café tem uma alta qualidade e um sabor único, e por isso ele é popular em todo o mundo.
Além disso, a produção do café tem um impacto gigantesco em nossa economia. O que acaba gerando milhares de empregos e contribuindo para o desenvolvimento de muitos estados do Brasil.
Veja Também: