Não é à toa que o Brasil é um dos maiores produtores de café em todo o mundo,  porém o que muitos não sabem é que existem mais de 124 espécies de café. Hoje não vamos falar de todos esses tipos de café, mas vamos falar de alguns que encontramos em nosso Brasil. 

Uma coisa que temos especialmente aqui no Brasil, é que sempre ouvimos falar da arábica e robusta, porém o conhecimento de muitos para por aí sobre os tipos de café. 

Mas existe um grande universo de café, e por isso o portal café fbc está aqui, para te levar a mergulhar nesse mundo do café e descobrir os mais variados tipos de café que temos aqui no Brasil. 

Tipos de Café: Conhecendo as Variedades

Antes precisamos deixar bem claro sobre que tipo de café estamos falando, porque quando entramos nesse assunto ele se torna muito amplo, pois existem diferentes tipos de grãos de preparo de bebidas e até mesmo diferentes tipos de classificação do café.

Mas hoje o nosso foco será nos diferentes tipos de grãos que encontramos no Brasil, e posteriormente iremos falar sobre as suas categorias.

Nesse grande universo do café podemos encontrar muitos grãos,  e cada um deles tem características específicas que fazem  com que ele tenha um sabor único na bebida final. Por isso, vejo agora algumas dessas variedades mais conhecidas que encontramos no Brasil. 

Conheça 10 diferentes tipos de café!Diferentes Tipos de Café

  • Geisha: O cultivo do Geisha se dá principalmente na América Central e América do Sul,  e ele é popularmente conhecido devido à sua delicadeza e complexidade,  tendo notas florais lutadas,  o que agrega a ele um grande valor final.
  • Bourbon: O Bourbon é originário da Ilha de Bourbon,  o seu grande destaque se dá pela sua doçura e suavidade, além disso ele apresenta uma certa acidez equilibrada e tem um corpo aveludado. Ele se trata de uma variação da arábica, e tem um aroma muito intenso
  • Acaiá: Agora vamos falar um pouco sobre o Acaiá, este café é muito comum no Brasil,  e sua apreciação se dá pela sua acidez moderada, suas notas lembram frutas amareladas, é um café mais suave, sendo considerado um café raro.
  • Catuaí: Este café tem como característica o seu desenvolvimento no Brasil,  e ele ficou famoso devido à sua resistência à doenças e pragas, tem um sabor adocicado e um corpo aveludado. Ele tem uma variação de fruta tanto o amarelo quanto o vermelho. Sendo respectivamente suave e amargo.
  • Icatu: Este é um café de variedade brasileira,  e a sua principal característica é que ele se adapta a diferentes  condições de cultivo,  tendo um corpo equilibrado e uma acidez moderada.
  • Catucaí: Ele se trata de uma super combinação do café mundo novo e caturra, já que ele se trata de uma combinação, acaba apresentando as características dessas duas variedades. Sua acidez tem um certo equilíbrio e tem uma grande doçura com notas cítricas.
  • Mundo Novo: Este é um café originário do Brasil, ficou conhecido pelo seu leve sabor, doce e suave e as suas notas lembram chocolate ao leite e caramelo, um café super delicioso que eu recomendo a todos, a sua degustação.
  • Caturra: Aqui vemos uma variedade do Bourbon, e o seu grande destaque é o seu tamanho pequeno, o que acaba facilitando a sua colheita, como  sabor ele apresenta uma suavidade e também doçura. E por ser praticamente 100% um café Bourbon, ele se torna um café de extrema qualidade.
  • Kona: Aqui vemos um café que comumente é cultivado no Havaí, ele tem um sabor extremamente rico suave, suas notas lembram frutas maduras. E a sua principal característica é que ele é um dos cafés mais caros no mundo, pois ele é extremamente delicioso.
  • Robusta: Aqui que vemos um café que também é extremamente resistente a pragas. A sua origem é africana, ele é popularmente usado em blends de café expresso, tem um sabor amargo e intenso, e outra característica é que ele tem o dobro de cafeína da arábica.

Esses são apenas 10 difrentes tipos de café, temos também cafés emagrecedores como o café marita por exemplo, e muitos outros!!

As Categorias de Café

Agora como prometido vamos falar das categorias de café,  existem diferentes categorias que podem classificar uma bebida,  e uma delas são suas características sensoriais.  vejamos agora quais são:

  • Café Tradicional: Esses cafés têm notas de degustação iguais ou superiores a 4,5 e menor que 6.  Como característica eles têm uma tipificação comum,  tanto de acidez quanto de equilíbrio e um aroma característico com um corpo médio. 
  • Café Superior: Como o próprio nome já diz o café superior tem uma nota maior que 6 e até 7,2. O seu grande destaque se dá pelas suas características sensoriais muito mais intensas, tendo um corpo encorpado com aroma floral e uma acidez cítrica. 
  • Café Gourmet: Por último temos o nosso famoso café gourmet a nota de degustação é maior que 7,3 até 10. É aqui que encontramos os cafés que são considerados de alta qualidade, porque as suas características sensoriais são excepcionais, tendo um corpo cremoso um aroma muito intenso, o que acaba tornando ele marcante e claro tem uma acidez brilhante.

Mas e o Café Especial?

Não podemos deixar de falar dessa categoria de café, e o grande destaque da sua qualidade superior é por causa de seu extremo cuidado em cada etapa do processo, desde o cultivo até ele chegar na xícara final do cliente. Em contraste com os outros cafés tradicionais, é que esses cafés especiais têm a sua produção em pequenas quantidades, e na maioria das vezes são cultivados em altas altitudes elevadas, e isso acaba contribuindo para um sabor mais desenvolvido e um aroma intenso. 

Conclusão

Chegamos a conclusão do nosso artigo sobre os tipos de café que temos no Brasil,  e o que podemos concluir é que todas essas variedades acabam atendendo a todos os tipos de paladares. Tanto dos grãos mais comuns quanto até mesmo dos cafés especiais.

Veja Também:

Receita de Super Café Cremoso

Sobre o Autor

Felipe Ramos
Felipe Ramos

Sou empreendedor e apaixonado por café, através deste site quero te ajudar a experimentar e apreciar os melhores cafés do mercado!!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *