Hoje nós iremos ver um passo a passo de como fazer um café na prensa francesa, começar o dia com uma xícara deste café gourmet preparado nessa incrível prensa francesa é uma experiência incrível. Por isso, nesse artigo você verá 10 passos muito simples para te ajudar a preparar este café em uma prensa francesa.

O que é uma Prensa Francesa?

Mas você sabe o que é uma Prensa francesa? Se trata de um método popular para preparar o café, essa prensa francesa também conhecida como cafeteira de êmbolo. É amada por muitos apaixonados por café, que buscam uma experiência diferenciada com esta menina que tem aromas acentuados.

A Prensa Francesa, também conhecida como cafeteira de êmbolo, é um método popular de preparo de café que oferece uma experiência diferenciada. É uma opção escolhida por amantes do café que buscam uma bebida com sabores intensos e aromas acentuados.

A composição dessa cafeteira se trata de um recipiente cilíndrico de metal ou vidro, o êmbolo contém uma tela fina que é acoplada e também tem uma haste. 

Agora quando se trata da preparação deste café, existe a combinação do café moído grosseiramente com água quente em seu recipiente, com isso a mistura irá infundir e será filtrada quando este êmbolo for pressionado.

Esta prensa tem como uma de suas principais características ou seu êmbolo.A função deste êmbolo é atuar como um filtro, ele faz a separação do café moído da bebida final. 

Se trata de um método de filtragem que acaba garantindo uma extração muito mais completa tanto dos óleos e sabores do café, tudo isso acaba gerando um resultado excelente e a bebida fica mais encorpada com muitas nuances.

Outro ponto importante para se destacar sobre a prensa francesa é que ela permite um controle maior sobre o tempo de infusão, dando a possibilidade para que você ajuste o sabor do café, claro de acordo com a sua preferência. 

Esta cafeteira também ajuda com a preservação dos óleos naturais que estão presentes neste grãos de café, contribuindo para uma riqueza de sabor em sua bebida.

Como você viu a prensa francesa é bem simples, porém ela tem um grande destaque sendo uma das melhores opções para que você tenha um café de alta qualidade, dada a sua preservação de sabores.

10 Passos para preparar café na Prensa Francesa

Como preparar café na Prensa Francesa

Se você deseja experimentar uma xícara de café feita com essa prensa,  saiba que você terá uma experiência muito diferenciada.  Por isso eu preparei 10 passos muito simples para que você possa fazer hoje mesmo um café com a prensa francesa. Há e se você deseja aprender também a fazer o Café Turco temos um Guia neste blog!

Passo 1: Escolha o café certo

Para que você tenha um sabor excelente recomendo que escolha grãos de café frescos com uma boa qualidade. Antes de preparar o café moa os grãos, pois isso irá ajudar a preservar o sabor. 

Passo 2: Aqueça a água

Agora você irá aquecer uma certa quantidade de água até que ela atinja uma temperatura ideal de cerca de 95 graus. 

Passo 3: Adicione o café moído

No terceiro passo você pegará a quantidade que desejar do café moído por colocará no recipiente de vidro da Prensa Francesa. Deve-se usar uma colher de sopa de café a cada 180 ml de água que for usar.

Passo 4: Despeje a água quente

Agora com muito cuidado despeje esta água quente sobre o café moído que está na prensa francesa. Verifique se todo o café está molhado para que assim você possa extrair muito mais de seu sabor

Passo 5: Mexa gentilmente

Pegue agora uma colher mexa de uma forma suave tanto o café como a água isso irá garantir uma extração uniforme.

Passo 6: Coloque a tampa e o êmbolo

Você deve encaixar a tampa do êmbolo no recipiente e então deixar a mistura em infusão, a recomendação é que deixe por 4 minutos.

Passo 7: Pressione o êmbolo

Agora bem lentamente você deve pressionar o êmbolo para baixo,  pressionando de forma suave e constante, para que haja a separação do café moído da bebida. Esta etapa é muito importante pois através dela o café será filtrado evitando que a borra passe pela xícara.

Passo 8: Sirva o café

Agora neste passo você deve ter muito cuidado, você agora deve despejar o café pronto uma xícaras, porém deve evitar transferir a borra do fundo da Prensa Francesa.

Passo 9: Aprecie o café

Por fim você só precisa sentar e desfrutar da xícara de café gourmet que foi preparado com essa prensa. Ele tem sabores muito ricos devido a este preparo.

Passo 10: Limpeza da Prensa Francesa

Não se esqueça de limpar a sua prensa francesa da forma correta. Para que ela possa ser utilizada novamente.

Conclusão

Chegamos à conclusão do nosso guia de como fazer café na prensa francesa. Agora que você já sabe fazer este incrível café gourmet aproveite e faça ele constantemente para seus amigos e familiares.

Quais são os benefícios de usar uma Prensa Francesa?

Utilizar a prensa francesa tem muitos benefícios, e um dos principais é que é possível controlar a força do café. Com isso você irá obter um sabor muito mais rico e também a preservação de todos os óleos que contém em seus grãos, resumindo a bebida fica com super sabor aromático.

Posso usar qualquer tipo de café na Prensa Francesa?

Muitos têm essa dúvida e a resposta é sim, você pode usar qualquer tipo de café nesta prensa, claro ele deve estar moído na medida certa para ser usado neste método.

Sobre o Autor

Felipe Ramos
Felipe Ramos

Sou empreendedor e apaixonado por café, através deste site quero te ajudar a experimentar e apreciar os melhores cafés do mercado!!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *