E aí cafezeiro vamos agora falar sobre o incrível café turco, se você ainda não experimentou esse incrível café que tem uma riqueza de sabor e um incrível aroma, você não sabe o que está perdendo.

Hoje vou lhe mostrar como fazer esse super café turco em sua casa. Ah e só para deixar claro, você não precisa ser nenhum especialista para preparar uma xícara deste café.

É muito mais simples do que você imagina a preparação deste café. Você só precisa ter os ingredientes certos e seguir esse passo a passo, e então irá desfrutar de um incrível café turco realmente autêntico. Para começar o seu dia a dia é sempre bom um café e nada melhor do que um café com aroma intenso, assim como a vida. 

Então se você ficou curioso fique comigo e aprenda de uma vez por todas a fazer esse café, você verá também algumas dicas especiais que preparei para você. Venha comigo!!

História e Origem do Café Turco

café turco

Antes de falar da receita do café quero falar de maneira resumida sobre a sua história,  e dizer que ela é apreciada em todo o mundo. Como o próprio nome já diz, você já deve ter imaginado que este café veio da Turquia, porém mais especificamente veio de Istambul. 

Foi lá que começou a história desse café. No século XVI os primeiros grãos chegaram em Istambul. E logo em seguida a bebida ficou muito popular, tanto no palácio Imperial como por toda a cidade.

Com isso os turcos acabaram aprimorando a arte de preparar o café, e com um método único que eles desenvolveram através da moagem dos grãos, sendo moídos em um pilão de pedra. Com isso o pó resultante desse método era tão fino que o simples contato com a água ele se dissolvia produzindo uma bebida aromática e espessa.

O que é o Café Turco?

O café turco teve uma grande importância na cultura turca, essa bebida se tornou muito famosa em todo o país. Este café se caracteriza por ser uma bebida espessa,  resultante da inclusão de grãos moídos que tem um nível extra-fino.

No preparo desta bebida existe também a adição de algumas especiarias como por exemplo ou cardamomo, anis estrelada e canela, são aditivos popularmente usados no preparo desta bebida turca. Este café tem um sabor adocicado e um corpo intenso.

Agora para o preparo dessa bebida, você deverá ter o cezve ou Ibrik, que é uma panela de latão, conhecida como a cafeteira do café turco. 

Passo a passo para fazer café turco

Agora que você ficou a par dos ingredientes e também do processo, vamos começar o nosso passo a passo. Mas antes quero te lembrar que temos também um guia de como fazer café na prensa francesa, caso queira aprender!!

Passo 1: Prepare os ingredientes

Reúna todos os ingredientes necessários para fazer o café turco em casa:

  • Café turco moído: Aqui você deve escolher um café de qualidade faz isso morra todos os grãos até eles ficarem completamente finos como um açúcar cristal.
  • Água: É importante que você use uma água filtrada e isso vai garantir um sabor mais puro e natural.
  • Colher longa: Tem em mãos também uma colher longa para realizar esse processo de preparo.
  • Cafeteira cezve ou Ibriki: Como já dito anteriormente para fazer o café turco você precisa dessa cafeteira específica que é feita de cobre ou de aço inoxidável.

Passo 2: Preparo

Siga o seguinte processo para fazer café turco:

  1. Coloque água mineral em um recipiente. Depois calcule a medida e coloque uma xícara de 50 ml.
  2. Neste momento recomendo caso queira adicionar alguma especiaria como canela ou anis estrelada.
  3. Agora utilize o seu Ibrik para ferver a água e quando ela entrar em ebulição retire do fogo. Se você colocou alguma especiaria você irá notar um aroma no vapor
  4. Agora você deve adicionar o café, coloque uma pequena colher de pó pulverizado nessa xícara, após isso mexa para que todo o pó fique imerso.
  5. Deixa Agora toda mistura ferver por três vezes de formas diferentes. Deixe a panela descansar após cada ebulição, até que toda espuma baixe.
  6. Depois da terceira evolução, recomendo que deixe em um recipiente descansando para que todo o pó vá para o fundo. 
  7. Por último chegou a hora de servir o seu café turco em pequenas xícaras. Jamais mexa na bebida antes de degustá-la, pois isso irá atrapalhar a sedimentação do pó e ele ficará arenoso.

Aí está o passo a passo para você aprender a fazer esse café turco em sua casa, aprecie essa bebida tradicional com seus amigos. Desfrutando de um sabor e aroma intenso característicos deste café originário da Turquia.

Conclusão

O nosso guia chegou ao fim, espero que você tenha gostado dessa receita de mais um café em nosso site, a nossa equipe está sempre de prontidão para que você possa sanar qualquer dúvida, por isso deixe nos comentários um feedback dizendo sobre o que achou. Até a próxima!!!

Sobre o Autor

Felipe Ramos
Felipe Ramos

Sou empreendedor e apaixonado por café, através deste site quero te ajudar a experimentar e apreciar os melhores cafés do mercado!!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *